sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Trem não é tudo a mesma coisa?


Não, existem diversos trens e serviços diferentes. Os mais comuns são seguintes:

R: Regional, atendem cidades pequenas e servem rotas dentro de um mesmo estado. (na Europa os países também são divididos em estados e ou Federações). Estes trens são bem simples, em geral mais velhos. Não tem opção para reservar assento.


RE: Regional Express: Em geral atendem apenas as principais cidades dentro de um mesmo estado. Tem alguns que fazem rotas entre cidades de outros estados. Não tem opção para reservar assento. 

IC: Inter City, são trens com uma velocidade maior e servem as principais cidades de um mesmo país. Estes trens em geral tem restaurante abordo. E não aceitam passes regionais. Apenas nacionais ou de nível Europeu. E se você quiser ter um lugar reservado para sentar você tem que pagar separadamente.

EC: Euro City, Da mesma forma como o Inter City apenas que serve rotas ligando as principais cidades entre alguns países. Também tem restaurante e é necessário fazer reserva de assento se você quiser ter lugar para sentar garantido.


ICE, TGV: São trens de alta velocidade. Ou Trem Bala. Tem outros códigos também. Eles chegam até a 300 km por hora, são mais confortáveis e ao comprar passagem com um deles já é especificado o trem e horário. E é necessário pagar também taxa de reserva para ter assento garantido.


N, D, EM, CNL: São trens noturnos, tem diversas classes que vão desde assentos normais (lembrando que os assentos dos trens mesmo de 1º classe também não são tão confortáveis como os ônibus inter estaduais do Brasil). cabines com 6 camas, cabines com 4 camas, cabines para 2 pessoas.

Os trens noturnos tem em geral apenas um horário e se você quer um lugar para sentar ou dormir tem que reservar lugar. Lembrando que nestes você não tiver lugar para sentar você não viaja. 

Obs: Tanto os R, RE e outros trens que são menos freqüentes que servem rotas dentro de um mesmo estado tem ótimas promoções para quem viaja fora do horário de pico ou aos finais de semana ou com até 5 pessoas. Vale a pena conferir nos sites das empresas ou perguntar nos guiches locais.
 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo