terça-feira, 21 de agosto de 2012

Você sabe o que é: Síndrome de Stendhal

Você gosta de arte e de visitar museus ou galerias ? E por um acaso alguma vez, ao se deparar com uma obra de arte muito bonita, você sentiu enjôo, vertigem ou tonteira ? Se você respondeu "sim" a todas estas perguntas, você sofre de Sindrome de Stendhal.
De acordo com a Wikipédia, Síndrome de Stendhal é uma doença psicossomática bastante rara, caracterizada por aceleração do ritmo cardíaco, vertigens, falta de ar e mesmo alucinações, decorrentes do excesso de exposição da pessoa a obras de arte, sobretudo em espaços fechados. O nome da síndrome se deve ao escritor francês Stendhal que, tendo sido acometido dessa perturbação, em 1817, quando visitava Florença, fez a primeira descrição detalhada dos seus sintomas os quais, em alguns casos, se assemelha ao pânico.
Em 1989, a psiquiatra italiana Graziella Magherini, após catalogar 106 casos de pacientes (todos eles em viagem à Florença pela primeira vez), no serviço de saúde mental do Hospital de Santa Maria Nova (Florença), descreveu e nomeou esta síndrome que acomete aqueles mais sensibilizados pela arte. É o belo insuportável, como descrevem alguns psicanalistas, como Contardo Calligaris, para quem a Síndrome consiste em reagir com emoções “excessivamente” fortes diante das obras de artes e de sua beleza.
Para um dos mais conhecidos profissionais ligados ao campo do esoterismo de Milão, contudo, as pessoas reagem dessa forma quando visitam lugares onde estiveram em vidas passadas.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo