segunda-feira, 12 de novembro de 2012

2º dia em Roma (15/10)

Levantei cedo no hotel Sant'Angelo, e tomei um café da manhã no próprio quarto com as coisas que comprei no dia anterior no carrefour express (Via Vittoria, 32 - Roma) e já sai rumo a visitar os pontos turísticos de Roma.
O tempo neste dia esta um pouco nublado de manhã e não muito frio, peguei a Via del Corso e fui direto ao Colosseo. No decorrer do caminho fui passando por vários pontos turísticos como o mercato e foro di Traiano.

Dica

Se você não comprou o seu Roma Pass, não se preocupe, a caminho do Colosseo tem um local enorme de venda do kit.


Pronto, cheguei ao Colosseo e como era cedo ainda, 7h30, fiquei aguardando o horário de abertura do mesmo, que é as 8h. Neste momento não havia ninguém na fila para entrar, com isso aproveitei para fazer umas fotos dele em vários ângulos. Mas quando retornei p/ entrar já havia uma fila de umas 12 pessoas. Quando abriu o portão, a entrada é a mesma para todos, quem vai comprar o bilhete e quem tem o Roma Pass.
Mas a fila dos 2 são distintas, basta ficar na fila da esquerda que é a da Roma Pass, mas neste dia não havia ninguém. Outra coisa, não há informações na entrada do mesmo, informando a fila para cada um deles.
Ao entrar você já vê um banner com a indicação do Roma Pass. Sem nenhuma fila, por isso sempre bato na mesma tecla, comprem o Roma Pass.
O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma exceção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico. Originalmente capaz de albergar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.
Depois de um bom tempo no Colosseo, vendo seu interior, as colunas, as portas, as exposições, todas as partes em ruínas, saí para continuar o passeio...
Meu próximo destino era o Fóro Romano e o Palatino, e ao caminho encontrei o Arco di Constantino:

Chegando ao Foro Romano e Palatino fui pegar meu Roma Pass e cade o maledito??? Não é que perdi o mesmo dentro do Colosseo. Fui aos locais com aquele Money Belt, devido todos no qual conversei sobre o problema com os batedores de carteiras, deixava nele alguns dinheiros, os cartões e bilhetes de entradas dos locais. Mas quando fui guardar o meu Roma Pass nele no colosseo, por algum motivo de atenção e ansiedade em estar num lugar magnífico e sempre desejado ele deve ter caído. Neste momento estava uma chuva fraca, porém chata.
Saí do Foro, frustado comigo sobre ter perdido o meu Roma Pass, logo na primeira atração do dia. 
Voltei para o hotel para ver se não estava em algum local dentro do money belt ou entre os dinheiros, porém nada. Havia mesmo perdido e deveria providenciar outro se quisesse aproveitar, pois ainda era o 2º dia meu em Roma e teria mais 5 dias pela frente.
Mudei meu roteiro nesse dia, pois nisso já era umas 10h, fui em direção ao Colosseo e com o roteiro de ir visitar o Circo Massimo, Bocca della Verità e Terme di Caracalla.

Olha só o tempo que ficou depois da chuva que caiu. O dia ficou maravilhoso.

Dica

Para estes passeios, é essencial ir de tenis, mulheres esqueçam os saltos altos, baixos etc., e levem sempre uma garrafa de água, não precisa ser de 1l, uma de 500ml está ótimo e em todos os locar de Roma tem fontes para você abastece-las.

Estas horas já devia ser umas 12h, aproveitei o lugar tranquilo e maravilhoso que é as Terme di Caracalla e almoçei por la mesmo, já tinha montado um lanche para levar nestes passeios mais longes e com pouco acesso a restaurantes e bares.
As Termas de Caracala foram construídas entre 212 e 217, durante o governo do imperador romano Caracala, e são um perfeito exemplo das grandes termas imperiais. Grande parte de sua estrutura ainda se encontra conservada, sem a interferência de edifícios modernos.
As Termas de Caracala podiam acolher mais de 1.500 pessoas num edifício que media 337 por 328 metros, sendo somente a parte central de 220 por 114 metros.
É um local onde se deve visitar e ver suas estruturas monstruosas e ver como o povo romano se divertia nestes lugares.
Após conhecer o local, aproveitar a paz que ele proporciona e fazer um lanche ao meio de verdes das ruinas. Passou dois seguranças informando que o local iria fechar as 14h. Como de costume a maioria dos pontos turísticos em Roma fecham entre 13h e 14h e reabrem após as 16h. Costumes italianos.
Sai das termas e voltei em direção ao Foro Romano. Quando lembrei de passar em algum local e comprar um novo Roma Pass. Com o kit em mãos, fui direto ao Foro Romano e Palatino onde passei a tarde toda dentro deles andando, apreciando e consumindo história ao vivo.
Para quem não se lembra, vai um texto do nosso amigo Wikii:
Fórum Romano era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exatamente ficava o coração comunal. Sequências de remanescentes de pavimento mostram que o sedimento corroído das colinas circundantes já levantava o nível do fórum nos primeiros tempos republicanos. Originalmente ele tinha sido terreno pantanoso, que foi drenada por Tarquínio com a Cloaca Máxima. Seu pavimento final de travertino, ainda para ser visto, data do reinado de Augusto.


Ao sair do foro e palatino, no caminho ainda deu tempo de conhecer o monumento Vittorio Emanuelle e toda sua arte e história contidos em seu interior e subir no elevador panorâmico. 
Vale muito a pena, é uma visão inesquecível e lhe da uma boa visão geral de Roma.
Após todo este dia, segui para o hotel ondem tomei uma ducha relaxante, me estiquei na cama p/ relaxar os pés e corpo e a noite sai para jantar próximo ao hotel.


Alimentação: 12,50 euros
Roma Pass: 30 euros
Entrada Terme di Caracalla: 6 euros
Elevador panorâmico Vitorio Emanuelle: 7 euros

Total: 55,50 euros.

Km percorridos neste dia: 37,6

Para ver mais fotos de roma acesse meu album no facebook.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo